quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Émile Durkheim (1858-1917)


Émile teve sua vida marcada por acontecimentos:
- A proclamação da III República (1871)
- Constituição (1875)
- Disputa franco-alemã (1871)
- Advento da 1º Guerra Mundial
- Medidas de ordem política: o divórcio (1884), instituição laica (1879) = rompimento com as tradições.
- Disputas e conflitos entre burguesia e proletariado
- Era do aço, da eletricidade, telegrafia,
- “2º Revolução Industrial

De família judia, tornou-se agnóstico, foi colega de Bérgson (filósofo da intuição) e Jaures (líder socialista).
Durante os anos em que ensinou filosofia volta seu interesse para a Sociologia. Dirigiu-se para à Alemanha (1885-86), assistiu aulas de Wunt e Dilthey (ligado a psicologia). Torna-se professor universitário ministrando Pedagogia e Ciência Social (1887).

Para Émile Durkheim:
- os sociólogos necessitam ser informados das pesquisas que fazem nas ciências, porque é ai que se encontram os materiais com os quais se deve construir a Siociologia.
- a sociologia deve fechar-se metodicamente numa ordem de fatos nitidamente delimitados, mais em alguns casos deve explorar nos limites da ciência com outras ciências.

Fato Social: é toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.
É algo exterior ao individuo, é uma atitude que atinge o outro (coersão), está presente em toda sociedade. O fato social é tratado como coisa.

MÉTODO: método comparativo (do simples ao complexo).
- a ciência tem que trabalhar com método e este deve ser passível de experimentação (deve ser empírico).
- é necessário um método apurado, para que se possa ver, descrever e classificar.
Segundo o próprio Durkheim:
“Começa-se por classificar as sociedades segundo o grau de composição que estas apresentam, tomando por base a sociedade simples ou de segmento único; no interior dessas classes se distinguirão as diferentes variedades, conforme se produza ou não uma coalescência dos segmentos iniciais” (diferente do que dizia Comte). O que há na sociedade simples permanece na complexa.

INFLUÊNCIAS: a maior influência sobre Durkheim foi Montesqueiu, no sentido que este já falava de relações necessárias entre fenômenos sociais.
INFLUÊNCIAS DE COMTE SOBRE DURKHEIM: o positivismo de Durkheim implica o ponto de vista de que a ciência positiva constitui a única posição cognitiva possível do homem quanto a realidade externa (muito parecido com Comte). Porém diferente de seus antecessores ele afirma isso quanto ao fato social, só este pode explicar os fenômenos do reino social.

DIFERENÇAS ENTRE COMTE E DURKHEIM: enquanto Durkheim acredita que o que há na sociedade simples permanece na complexa, Comte pregava que a evolução da sociedade obedecia a lei dos 3 estados (teológico, metafísico e positivo) em uma evolução diacrônica.

OBRAS:

De la division du travail social (A divisão do trabalho social – 1893)
Nessa obra Durkheim trata a sociedade como um todo, trata o trabalho como um corpo, todos estão ligados (como em um organismo). A divisão do trabalho é fator de organização e estruturação.

Les régles de la méthode sociologique (As regras do método sociológico – 1895)
Nessa obra o autor expõem as regras utilizadas em sua metodologia sociológica, regras estas que serão apresentadas na prática (aplicação) na obra O Suicídio.
Ao apresentar sua metodologia ele sintetiza o método em três pontos:
A – independente de toda filosofia
B – é objetivo
C – exclusivamente sociológico

Le Suicide (O Suicídio – 1897)
Nesse obra o autor busca as possíveis causas para o suicídio e chega aos seguintes resultados:
O suicídio varia na razão inversa (quanto mais integrada menos suicídio há) do grau de integração da sociedade religiosa, doméstica e política.
Ele compara o fato social e chega a conclusão que há um processo de relaxamento dos laços (religioso, doméstico e político). O fato social coage a pessoa a se suicidar.

Tipos de suicídio:
Suicídio egoísta = é cometido para atingir alguém.
Suicídio autroista = por causa do outro, se sente no dever (ex: camicases, em honra a pátria, a Deus, etc).
Suicídio anômico = desastres econômicos, quando as normas da sociedade se rompem.

O Material acima produzido e aqui publicado é resultado de anotações de aula e material recolhido em apostilas de professores. Para informações mais completas consulte uma obra especifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar?

Escreva algo construtivo, mostre que tem o que contribuir!
Se possível cite referências.

Reclamações, dúvidas ou sugestões também são bem vindas...

Agradeço a colaboração